Filosofia

O que é a Filosofia?

Diz-se que o homem é naturalmente filósofo, "amigo da sabedoria", uma vez que ele não se contenta em viver o momento presente e aceitar passivamente as informações fornecidas pela experiência imediata, como fazem os animais. Seu olhar interrogativo quer conhecer o porquê da própria vida.


Mas, enquanto o homem comum, o homem da rua, formula estas interrogações sem método e sem ordem, há pessoas que dedicam seu tempo e sua energia ao estudo, a pesquisas que o propõe obter uma resposta concludente para estes problemas, que rondam a mente humana, através de sua análise, aprofundada e sistemática. São estas as pessoas que costumamos chamar de "filósofos".

Mas, então, o que é exatamente a filosofia?



É um conhecimento, uma forma de saber e, como tal, tem sua esfera particular de competência, assim como é sabido, por exemplo que a botânica estuda as plantas, a geografia os lugares, a história os fatos, a medicina as doenças, etc. Não é igualmente cômodo delimitar o campo de pesquisa próprio da filosofia. Pois, no entender dos filósofos ela estuda tudo. Aristóteles, o primeiro a pesquisar rigorosamente e sistematicamente a natureza desta disciplina, diz que a filosofia estuda "as causas últimas de todas as coisas". Cícero define a filosofia como sendo "o estudo das causas humanas e divinas das coisas". Descartes afirma que a filosofia "ensina a bem raciocinar". Hegel concede a filosofia como "saber absoluto". Whitehead julga que seja tarefa da filosofia "fornecer uma explicação orgânica do universo". Poderíamos citar muitos outros filósofos que definem a filosofia quer como estudo do valor do conhecimento, quer como pesquisa sobre o fim último do homem, quer como estudo da linguagem, do ser, da história, da arte, da cultura, da política, etc. Com efeito, coerentes a estas definições, os filósofos estudaram todas as coisas.

O que distingue a filosofia de qualquer outra forma de saber é que ela estuda toda a realidade ou, de algum modo, procura apresentar uma explicação completa e exaustiva de um domínio particular da realidade.


O que trata a filosofia ou a sua natureza?



A filosofia entre tantas outras coisas, preocupa-se com a investigação, a fundo da causa geral do vir-a-ser e do parecer ou a investigação da natureza, ou seja do natural, daquilo que originou todas as coisas. E para os primeiros filósofos ou pré-socráticos havia esta preocupação: saber as causas de cada coisa, por qual princípio cada uma vem-a-ser, por qual perece, por qual existe.


O ser humano vive numa cegueira profunda, onde conforma-se com a originalização das coisas e seu funcionamento, sem antes interrogar-se, como se dar tal processo. É preciso pois, investigar minuciosamente tudo a nossa volta, e quando vir ao indivíduo este insite ele se deparará com verdades que baterão de frente com aquela que lhe era própria desde antes, geralmente por cultura, ensinamentos advindos de seus antecessores.
O homem não se valia da mente para nada, nem lhe atribuirá nenhuma parte na ordenação ou investigação das coisas, uma vez que é preferível ao homem o experimentar das coisas (empirismo) em vez de pensar (racionalismo) para preencher seu vazio existencial, bem como dar sentido a realidade.

É certo que, aqueles que, no sentido preciso do termo, cuidam do filosofar, permanecem afastados de todos os desejos corporais sem exceção, mantendo uma atitude flexível e não cedendo as paixões. A perda de patrimônio, a pobreza, não lhes causa medo, como acontece com a multidão dos amigos da riqueza, e nem a existência sem honrarias e sem glória que o infortúnio proporciona não se dá de molde a intimidá-los, como acontece com aqueles que amam o poder e as honras. E, desse modo, eles se mantêm afastados dessas espécies de desejos.

Aquele que cuida de sua alma e que não vive para seu corpo, dobrando-se aos seus desejos, afasta-se de toda essa gente; o seu caminho não se confunde com os das pessoas que não sabem aonde vão; mas, considerando que não se deve agir em sentido contrário ao da filosofia, nem daquilo que ela faz para nos libertar e purificar, é para seu lado que ele se volta; ele a segue na direção que ela lhe indica.


Segue o pensamento de mais alguns filósofos acerca da filosofia.

"A filosofia é uma patologia superior" (Friedrich Hebbel)

"A filosofia não passa de uma poesia sofisticada" (Michel de Montaigne)

"A filosofia é a que nos distingue dos selvagens e bárbaros; as nações são tanto mais civilizadas e cultas quanto melhor filosofam seus homens" (René Descartes)

"O primeiro passo para a filosofia é a incredulidade" (Denis Diderot)

"A filosofia é a mais sublime das músicas" (Platão) 

"Filosofar é duvidar" (Michel de Montaigne)

"Um pouco de filosofia leva a mente humana ao ateísmo, mas a profundidade da filosofia leva-a para a religião" (Francis Bacon)


"O truque da filosofia é começar por algo tão simples que ninguém ache digno de nota e terminar por algo tão complexo que ninguém entenda" (Bertrand Russell)

"O ensino da filosofia não precisa ser complexo, intrincado. Tem a ver com curiosidade, a mania de fazer perguntas, algo que perdemos na cultura ocidental quando envelhecemos" (Jostein Gaarder)

"Se queres a verdadeira liberdade, deves fazer-te servo da filosofia" (Epicuro)

"A filosofia é o melhor remédio para a mente" (Cícero)

"Não se ensina filosofia; ensina-se a filosofar" (Immanuel Kant)



Do Blog Foco no Fato, de Gleison Morais

0 Response to "Filosofia"